Rinoplastia

54_0_81399600_1363846639 (2)O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica feita no nariz para a correção de anormalidades. O objetivo pode ser estético ou funcional, tratando distúrbios respiratórios. Pode-se corrigir desvios do nariz, diminuir ou aumentá-lo e alterar a forma e a posição da ponta. Porém, não pode lhe dar o nariz dessa ou daquela pessoa. É importante que a pessoa tenha consciência do que quer com a cirurgia e tenha expectativas realistas para que o cirurgião plástico possa satisfazê-la.

Como se desenvolvem as deformidades do nariz?

As deformidades do nariz tem várias causas. Os fatores genéticos são preponderantes na formação do nariz, porém deformidades também podem ser adquiridas por traumatismo ou doenças.

Como é feita a cirurgia?

A rinoplastia normalmente leva de uma hora a duas horas, embora procedimentos mais complicados possam tomar um tempo mais longo. Durante a cirurgia a pele do nariz é separada da estrutura de osso e cartilagem, que é então esculpida na forma desejada. A natureza da escultura dependerá de seu problema e da técnica preferida do cirurgião. Finalmente, a pele é readaptada sobre a nova estrutura.
Muitos cirurgiões plásticos executam a rinoplastia por dentro do nariz, fazem sua incisão dentro das narinas. Outros preferem um procedimento “aberto”, especialmente em casos mais complicados; faz uma incisão pequena através da columela, a faixa vertical de tecido que separa as narinas.
Quando a cirurgia está completa, uma tala é aplicada para ajudar o nariz a manter sua nova forma. Tampões nasais internos também são utilizados. Na grande maioria dos casos a rinoplastia não deixa cicatrizes externas e a maior parte dos cortes são realizados na parte interna do nariz.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

Por um tempo de 7 a 10 dias o paciente usará esparadrapo de papel e uma proteção de gesso, plástica ou de metal. Haverá inchaço maior nos 2 primeiros dias, que gradativamente diminuirá. Manchas roxas podem durar até 15 dias, porém geralmente os pacientes não costumam queixar-se de dor. Não é recomendado que o local operado sofra exposição ao sol pelo período de 2 meses. Leva-se pelo menos 3 meses para que se possa presenciar o resultado final do procedimento.

Pular para a barra de ferramentas