Notícias

Cuidados para não ser enganado por falsos médicos

Nenhum comentário

As informações na mídia de casos de criminosos que se passam por cirurgiões plásticos que prometem resultados mágicos e, por algumas vezes, a preços mais acessíveis do que a grande média dos profissionais, infelizmente, aparecem frequentemente.

Estes falsos médicos, na maioria das vezes, só são descobertos quando acontece alguma ou várias tragédias. Foi o caso de Marcelo Caron, que teve o diploma cassado em 2012 por atuar ilegalmente como médico-cirurgião ao realizar lipoaspiração e plásticas em pacientes em Goiás e no Distrito Federal.

Cinco mulheres morreram em decorrência de complicações de lipoaspirações feitas por Caron. Outras 29 tiveram lesões corporais graves. Os casos ocorreram entre 2000 e 2002. Ele foi condenado em 2009 pelas mortes de três pacientes e ainda aguarda outros julgamentos.

Este caso chamou a atenção pelo número de vítimas que fez, mas há outros casos em que profissionais não especializados em cirurgia plástica e, por muitas vezes, sem formação médica, se dizem aptos a realizar cirurgias estéticas e reparadoras. É preciso muito cuidado, alerta o cirurgião plástico Rodrigo Cruvinel. “É preciso atenção, principalmente com aqueles que fazem promessas quase impossíveis de serem realizadas”. Ele alerta que uma das primeiras observações a serem feitas é saber se o profissional é membro da SBCP, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A partir daí, é sempre bom procurar pacientes que já passaram por procedimentos com o profissional e obter informações.

Outra questão que pode levantar suspeitas são as facilidades de pagamento oferecidas por inúmeras clínicas espalhadas pelo Brasil. Esta mercantilização das cirurgias e do paciente pode comprometer a qualidade das intervenções e a relação médico-paciente.

Outra dica é pedir que o profissional apresente certificados que provem a formação e a experiência na área em que ele oferece seus serviços.

Tags: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

O futuro da cirurgia plástica
Lifting braquial
Leia mais
Menu