Notícias

Dúvidas sobre cirurgia plástica: consultas, exames e pós-operatório

Nenhum comentário

A cirurgia plástica classicamente pode ser dividida em dois grupos: reparadora e estética. O denominador comum entre ambas é a possibilidade de melhoria da qualidade de vida dos pacientes, com o fortalecimento da autoestima. Geralmente, são várias as dúvidas sobre cirurgia plástica, que variam desde a quantidade de consultas, até o pós-operatório.

Os procedimentos são mais recorrentes de acordo com a faixa etária. É o caso da plástica de nariz, chamada de rinoplastia, em mulheres jovens. Da mesma forma, a cirurgia de abdome é mais comum em mulheres com a família já formada. E a correção de pálpebras, a blefaroplastia, e de face, ritidoplastia, é mais procurada por homens e mulheres mais velhos.

Quatro dúvidas sobre cirurgia plástica

Cada cirurgia plástica requer um pré-operatório específico, exigindo exames adequados, que devem ser orientados e acompanhados de perto pelo médico responsável. Dessa forma, é muito comum que os pacientes tenham algumas perguntas relacionadas aos procedimentos estéticos a serem realizados.
O Dr. Rodrigo Cruvinel atua em Brasília e responde quatro dúvidas sobre cirurgia plástica, sendo estas perguntas recorrentes no consultório.

1. Quantas consultas são necessárias antes da cirurgia?

O doutor explica que, normalmente, a cirurgia plástica necessita, inicialmente, de uma consulta para conhecimento e interação médico-paciente, onde será informado o tipo de procedimento e as suas possíveis complicações.

Normalmente, o paciente deve retornar com os exames pré-operatórios para uma segunda consulta e para esclarecimentos finais, torna-se necessária uma terceira consulta. Por fim, será possível agendar a cirurgia com segurança.

2. Quais os exames solicitados antes da cirurgia?

Segundo o Dr. Rodrigo Cruvinel, os exames, em geral, são: exames de sangue, urina e risco cardiológico.
“Se o paciente for fazer uma cirurgia mamária, será incluída uma ultrassonografia mamária para avaliarmos realmente como se encontra o tecido mamário e o exame do abdômen, para vermos como estão os órgãos internos.”, afirma.

3. Quanto tempo é preciso reservar para o repouso pós-operatório?

Normalmente, o pós-operatório é variável. Para uma prótese mamária, a paciente necessitará de uma semana a 10 dias de repouso. Já um procedimento de maior porte exige 30 dias de recuperação, que podem ser reduzidos para cerca de 15 a 20 dias, de acordo com a evolução de cada paciente.

4. É possível combinar duas ou mais cirurgias plásticas?

O Dr. Rodrigo Cruvinel finaliza afirmando que a combinação de cirurgia plástica é muito discutível. Existem situações em que o procedimento irá requerer menor tempo, então a combinação de dois procedimentos será mais vantajosa ao paciente.

Apesar disso, alguns casos exigem um procedimento mais agressivo, o que torna a combinação mais arriscada. Dessa forma, cada caso deve ser avaliado individualmente.

Cirurgia Plástica em Brasília

O Dr. Rodrigo Cruvinel oferece atendimentos especializados em cirurgias plásticas. Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, realiza procedimentos de corpo, seios e face, e tratamentos estéticos em Brasília.

Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas sobre cirurgia plástica.

Tags: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Abdominoplastia: entenda mais sobre o procedimento estético
Leia mais
Menu