Notícias

O que é rinoplastia?

Nenhum comentário

O que é rinoplastia?

Rinoplastia, conhecida popularmente como cirurgia de nariz, é a cirurgia plástica do nariz e é normalmente indicada para corrigir desproporções das formas nasais, para harmonizá-lo com os traços faciais ou para corrigir deformidades inatas ou devidas a traumas e acidentes. Ela também pode ser aplicada para aliviar uma dificuldade respiratória, sendo nesse caso chamada de rinoplastia funcional. Entretanto, qualquer que seja o procedimento cirúrgico aplicado no nariz, este deve ter uma preocupação dupla, funcional e estética. Afinal, o nariz interfere grandemente na depuração do ar que respiramos e sua integridade é necessária para o bom desempenho da sua função. Ele controla a temperatura, umidade e pureza do ar que respiramos além de ser um órgão proeminente na configuração da aparência individual.

A rinoplastia permite modificar ou reconstruir o tamanho ou a forma do nariz, adequando-o melhor às suas aparências e funções normais. A análise pré-operatória, com um exame clínico rigoroso, o estudo da cavidade nasal com endoscópios e análises fotográficas, são de suma importância para o correto planejamento cirúrgico. Nesta análise, dividimos o nariz em unidades anatômicas: dorso, ponta do nariz, septo nasal e os orifícios nasais ou narinas. Assim, temos mais claramente identificadas as deformidades e os procedimentos mais indicados para sua correção. No passado, a rinoplastia era tida como uma cirurgia de pós-operatório doloroso. Isso se devia principalmente ao uso disseminado do tamponamento nasal. Hoje em dia, a maioria das equipes cirúrgicas não usa mais o tamponamento, o que faz a recuperação do paciente ser bem mais tranquila.

Quando fazer uma rinoplastia?

A rinoplastia é normalmente indicada a partir dos 15 ou 16 anos de idade, período que se encerra o crescimento nasal ou facial. Entretanto, no caso de deformidades maiores, com grandes prejuízos respiratórios, ela pode ser feita em crianças ou adolescentes abaixo desta idade.

Como transcorre uma rinoplastia?

As rinoplastias podem ser feitas com anestesia local ou geral, na dependência da extensão da correção a ser feita ou das escolhas do cirurgião e do paciente. O paciente que se submeter à anestesia local geralmente receberá também, junto com ela, um sedativo, que ajuda a mantê-lo calmo. Na maioria das vezes, o paciente pode retornar para casa no mesmo dia da cirurgia.

Existem diferentes técnicas cirúrgicas, mas na mais comum delas a pele do nariz é separada da sua estrutura ósseo-cartilaginosa e essa é modelada na forma desejada e novamente recoberta com a pele. A duração desse procedimento é variável de acordo com a complexidade dele, mas é, em média, de uma a duas horas.

A rinoplastia é um procedimento altamente individualizado porque o nariz deve ser bem integrado à aparência geral do rosto, única para cada pessoa.

Após a cirurgia deve-se manter repouso médio de cinco dias. Nesse período pode ocorrer inchaço do rosto, hematomas, dores leves no nariz ou na cabeça e sensação de entupimento do nariz, sintomas que podem ser aliviados com compressas frias e analgésicos. Exercícios físicos e exposição ao sol não são liberados antes de trinta dias.

Quais são as recomendações para o pós-operatório?

  • Não assoar o nariz.
  • Não remover o tampão nasal (quando usado) antes de ser autorizado pelo médico.
  • A dificuldade respiratória que pode ocorrer no pós-operatório, desaparecerá com o tempo, na medida em que o nariz normalizar-se.
  • Evite o sol e o vento. A exposição ao sol forte deve ser evitada por 30 a 45 dias.
  • Não usar óculos, até ser liberado pelo médico.

Fonte: ABC med

Tags: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Blefaroplastia
Tudo o que você precisa saber sobre a aplicação de “botox” ao redor dos olhos
Leia mais
Menu