Notícias

Seis informações muito importantes sobre otoplastia

Nenhum comentário

A otoplastia não está na lista das cirurgias plásticas mais realizadas no país. Trata-se de um procedimento pouco comum, se comparado à mamoplastia e à lipoaspiração, mas representa uma técnica que tem beneficiado milhares de pessoas insatisfeitas com o tamanho e formato das orelhas. Surgiu para dar um up na forma e proporções desta parte do corpo e com isso garantir uma maior harmonia à face. “As mulheres ainda são maioria, no entanto a procura por parte dos homens cresceu muito”, afirma o cirurgião plástico Dr. Cruvinel.

Em quais situações seria indicada? “Ela é indicada tanto para corrigir a chamada orelha de abano como em cirurgias reparadoras. Nesse segundo caso, a otoplastia corrige malformação, traumatismos e serve como fonte doadora de cartilagem para realização de rinoplastia, que é a cirurgia de nariz”, esclarece o Dr. Cruvinel.

Selecionamos sete perguntas relacionadas à otoplastia para você entender melhor o assunto.

1. Qual a explicação para a orelha de abano?
A expressão é bem conhecida. Caracteriza-se pela ausência dos relevos e depressões que definem a estética da orelha externa. Tecnicamente ocorre devido ao apagamento da anti-helix e hipertrofia da cartilagem conchal, a malformação mais comum. A otoplastia dá fim a essas imperfeições.

2. Que outra mudança é possível fazer?
O procedimento permite também reduzir o tamanho da semicircunferência e, com isso, deixa a orelha menor.

3. Crianças podem fazer?
Sim. Recomenda-se que a criança tenha pelo menos nove anos idade, época em que a estrutura da orelha externa já se definiu. Além disso, é nessa fase que elas se queixam de discriminação, principalmente por parte dos colegas na escola.

4. É um procedimento simples e rápido?
A duração é de aproximadamente 1h30min. O paciente recebe anestesia local, com ou sem sedação, a critério do médico. É um procedimento considerado de pequeno porte, mas oferece riscos de hematomas e infecções. Importante ressaltar que o paciente deve seguir direitinho os períodos pré e pós-operatório.

5. Quais os cuidados essenciais no pós-operatório?
São vários. Entre os principais, que garantem uma boa recuperação e um resultado satisfatório, estão:

  • fazer curativos diários com antisséptico e pomadas;
  • evitar traumas diretos na orelha para não provocar hematomas, abertura dos pontos e infecção;
  • deitar-se de barriga para cima, nos primeiros dias;
  • não esfregar a região, durante a higienização;
  • evitar a exposição ao sol;
  • retornar às consultas, conforme período determinado pelo médico, que avaliará o resultado da cirurgia.

6. Há possibilidade de refazer?
Pode haver necessidade de uma segunda otoplastia, principalmente quando algum ponto se solta e desfaz a cirurgia.

Perfil do Dr. Rodrigo Cruvinel:
O Dr. Rodrigo Cruvinel Rocha Lima formou-se na Universidade Federal de Goiás. Traz no currículo: Residências em Cirurgia Geral (Hospital Regional de Ceilândia-DF), Cirurgia do Aparelho Digestivo (Santa Casa de São Paulo), Cirurgia Plástica (Hospital Regional da Asa Norte-DF) e Fellow em Cirurgia Estética e Reparadora na Universidade de Chicago (USA). É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Clínica Dr. Rodrigo Cruvinel:
A Clínica do Dr. Rodrigo Cruvinel é especializada em cirurgia plástica e tratamento estético. São mais de 20 equipes formadas por profissionais, obrigatoriamente com o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O corpo clínico está presente, constantemente, em eventos nacionais e internacionais com o propósito de atualização e troca. A Clínica preocupa-se com o paciente, também depois da cirurgia. Por isso, conta com profissionais de outras especialidades, como dermatologia, nutrologia e cirurgia vascular. A Clínica funciona no Taguatinga Shopping (Taguatinga/DF).

Tags: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Ginecomastia pode ser resolvida com Cirurgia Plástica
Bichectomia – Cirurgia para afinar rosto
Leia mais
Menu