Notícias

Tudo que você precisa saber sobre ninfoplastia, mas tem vergonha de perguntar

Nenhum comentário

Uns se incomodam com o tamanho do nariz, dos seios e das orelhas. Outros não gostam nem um pouco do formato do queixo. Esses descontentamentos, muitas vezes, resultam na busca por procedimentos estéticos para corrigir as falhas e alcançar a tão desejada aparência perfeita. E o que dizer quando a mulher se sente infeliz com o tamanho dos pequenos lábios? Existe cirurgia para resolver? Sim. O nome é ninfoplastia, também chamada de labioplastia.

A técnica é um dos tipos de cirurgia íntima e consta em publicações da área desde o século XIX. Tudo indica que se originou na Europa, mais precisamente na Rússia. O assunto ganhou divulgação e agora a técnica é cada vez mais procurada. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Iaspas) revelam que, em 2014, houve no Brasil 16 mil cirurgias dessa natureza.

Se você quer saber tudo sobre ninfoplastia, então está no lugar certo. Selecionamos as principais dúvidas e curiosidades.

Quando é indicada a ninfoplastia?
O procedimento é realizado em quem apresenta hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios, localizados na entrada da vagina. Em geral, são mulheres que se sentem constrangidas diante dos parceiros, durante o ato sexual. Há casos em que se queixam de dor quando usam roupas muito justas e reclamam da dificuldade de higienizar a região.

Quais as principais causas?

  • Genética;
  • Avanço da idade (com o passar do tempo, o organismo sofre perda de colágeno, proteína que garante firmeza e elasticidade à pele);
  • Histórico de muitos partos vaginais;
  • Traumas provocados por manipulação excessiva no ato sexual;
  • Uso de hormônios masculinos usados para ganho de massa muscular.

Como é o pré-operatório?
A ninfoplastia, como qualquer outra cirurgia, exige que a paciente esteja em boas condições de saúde. O médico solicita os exames pré-operatórios (hemograma, eletrocardiograma etc.), que reduzem os riscos.

Qual anestesia usada?
A anestesia mais utilizada é a local, com sedação, para permitir ao paciente dormir durante todo o procedimento.

Como é o procedimento?
Trata-se de uma cirurgia considerada simples, que dura entre 40min e 1h30min. O profissional retira o excesso de tecido, o que corresponde apenas à parte projetada para fora. A redução requer cuidado, visto que a retirada além do necessário pode causar problemas. Os pequenos lábios têm várias funções. Entre elas, servem, principalmente, para proteger e evitar infecções por bactérias e ajudar na lubrificação. Por isso, cabe ao especialista realizar a redução na medida certa.

Quando retirar os pontos?
Atualmente, a novidade são os fios absorvíveis. Com isso, a paciente fica dispensada de voltar ao hospital, o que garante mais comodidade no período pós-operatório. Ela é liberada no mesmo dia, cerca de 6 horas depois de deixar o centro cirúrgico, e voltará apenas para a consulta, na qual o profissional avalia o resultado. A cicatriz fica pouco perceptível.

Quais os cuidados no pós-operatório?
Cada organismo reage de um jeito. Nos primeiros dias, pode haver dor e desconforto. Uma cirurgia bem sucedida não significa resultado positivo. Ao receber alta, o médico apresenta a lista de cuidados a serem tomados. Seguir direitinho a orientação do especialista é fundamental. Seguem alguns:

  • tomar corretamente os analgésicos prescritos;
  • lavar o local com água morna e sabão neutro;
  • evitar atividades físicas nos primeiros dias;
  • usar calcinhas mais folgadas e confortáveis;
  • entrar em contato com o médico sempre que perceber algo diferente ou houver dúvidas.

Quando voltar à rotina?

Em geral, a liberação para o trabalho ocorrerá três dias depois da cirurgia (isso se a paciente não realizar atividades de grande esforço físico).

Resultado

Nada de achar que o resultado é instantâneo. A ninfoplastia é um procedimento invasivo e, como outros, depende da reação gradativa do organismo. Edemas e roxidão são normais até o 14º dia.

Em geral, o paciente poderá verificar o resultado final seis meses após a cirurgia. Ao longo desse tempo, vale a pena tomar todos os cuidados listados pelo médico.

Alertas

A ninfoplastia deve ser realizada por um profissional preparado e devidamente autorizado para fazer o procedimento. Além disso, uma boa conversa com o médico para tirar todas as dúvidas faz a diferença.

Tags: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Procedimentos estéticos e gravidez: saiba o que pode e o que não pode
Tire todas as suas dúvidas sobre Blefaroplastia
Leia mais
Menu